Rua Lages 119 - Centro - Joinville - SC

O que é Ozonioterapia

Fazendo tratamento com ozonioterapia
Compartilhe Esse Post:

O uso terapêutico do ozônio remonta ao final do século XIX, quando cientistas começaram a explorar suas propriedades medicinais.

A aplicação clínica da ozonioterapia ganhou destaque na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, onde o ozônio foi utilizado para tratar infecções de feridas e gangrena. Desde então, pesquisadores de diferentes países continuaram a investigar e desenvolver a terapia, explorando suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e bioestimulantes. Atualmente se utiliza a ozonioterapia para tratar mais de 250 patologias.

Principais formas de aplicação da Ozonioterapia

Existem várias formas de aplicação da ozonioterapia, e a escolha do método depende da patologia a ser tratada. As principais formas de aplicação incluem:

Aplicações pontuais

Nessa técnica, o ozônio é injetado diretamente na região afetada do corpo, como articulações, músculos ou tecidos lesionados. É comumente usado no tratamento de osteoartrite, tendinites, lombalgias, hérnias de disco, bursites, epicondilites e lesões esportivas.

Aplicações subcutânea

Nesse método, o ozônio é injetado sob a pele do paciente. É usado para estimular a circulação sanguínea, melhorar a oxigenação dos tecidos e tratar condições circulatórias.

Aplicação tópica

Nessa forma de aplicação, o ozônio é aplicado diretamente sobre a pele na forma de óleos, géis ou cremes ozonizados. É usado para tratar feridas, úlceras, queimaduras e infecções cutâneas.

Aplicação com Bags

é uma forma de aplicação tópica, onde uma bolsa é colocada em torno do membro afetado, retirado todo o ar e colocado a mistura de ozônio. Ideal para tratamento de feridas abertas e infectadas.

Insuflação retal

Nesse método, o ozônio é introduzido no reto do paciente por meio de uma pequena sonda. Essa técnica é comumente utilizada para tratar doenças inflamatórias, doenças intestinais e outras patologias sistêmicas.

Insuflação Auricular

A Insuflação através dos ouvidos permite que o ozônio tenha um acesso mais próximo ao cérebro obtendo melhores resultados nas terapias relacionadas. Alimenta o oxigênio diretamente para o cérebro passando pelas membranas e mucosas. Insuflação na orelha é excelente para infecções na orelha, mastoidite, problemas de audição causados por cândida, zumbido, além disso sinusite, degeneração macular, retinite pigmentosa, resfriados, gripes, bronquite, asma, doença de Alzheimer, Parkinson entre outras.

Auto-hemoterapia maior

Nessa técnica, uma quantidade de sangue do paciente é retirada e misturada com ozônio antes de ser reinjetada no corpo. Essa técnica estimula o sistema imunológico, tem efeitos anti-inflamatórios e melhora oxigenação dos tecidos. É utilizada para tratar uma variedade de patologias, incluindo doenças autoimunes, inflamações crônicas, fadiga e muitas outras.

Auto-hemoterapia menor

Nesse método, 5ml de sangue é retirado, ozonizado e injetado diretamente no músculo do paciente. É utilizado para tratar dores musculares, lesões articulares e condições inflamatórias.

É importante ressaltar que a escolha do método de aplicação e a dosagem do ozônio devem ser determinadas por um profissional qualificado em ozonioterapia, levando em consideração a condição do paciente e sua resposta individual ao tratamento.

O que é Ozonioterapia

Efeitos da Ozonioterapia

A ozonioterapia apresenta os seguintes efeitos:

Efeito analgésico

O ozônio tem efeitos anti-inflamatórios, reduzindo a resposta inflamatória do corpo. Isso pode ser benéfico no tratamento de condições inflamatórias crônicas, como artrite, doenças intestinais inflamatórias, tendinites, epicondilites e demais processos inflamatórios.

Ação anti-inflamatória

O ozônio tem efeitos anti-inflamatórios, reduzindo a resposta inflamatória do corpo. Isso pode ser benéfico no tratamento de condições inflamatórias crônicas, como artrite, doenças intestinais inflamatórias, tendinites, epicondilites e demais processos inflamatórios.

Ação antimicrobiana

O ozônio tem propriedades antimicrobianas e é eficaz na eliminação de bactérias, vírus, fungos e protozoários. Ele ajuda a reduzir infecções e promover a cicatrização de feridas.

Estimulação da circulação sanguínea

A ozonioterapia melhora a circulação sanguínea, ajudando a aumentar o suprimento de oxigênio e nutrientes para os tecidos. Isso é benéfico no tratamento de doenças vasculares, úlceras de perna e feridas que têm dificuldade em cicatrizar.

Modulação do sistema imunológico

A ozonioterapia estimula o sistema imunológico, ajudando a fortalecer a resposta imunológica do corpo. Isso é útil no tratamento de doenças autoimunes e infecções crônicas.

Melhora da oxigenação celular

O ozônio melhora a capacidade das células do corpo de usar oxigênio, promovendo uma melhor oxigenação dos tecidos. Isso é benéfico para melhorar a função celular e acelerar a cicatrização.

O Dr. Nadion Rogério Indalêncio, fisioterapeuta, destaca a rápida recuperação de seus pacientes, principalmente nos casos de dores lombares, tendinites, bursites, epicondilites, fibromialgia, dentre outras patologias, já nas primeiras aplicações os pacientes relatam melhora significativa.

Nossos últimos posts

Fazendo tratamento com ozonioterapia

O que é Ozonioterapia

O uso terapêutico do ozônio remonta ao final do século XIX, quando cientistas começaram a explorar suas propriedades medicinais. A aplicação clínica da ozonioterapia ganhou

Leia mais »

Vamos começar a nos cuidar hoje?

Agende sua consulta
Agendar Consulta
Mister Ozônio
Olá, que bom ter você por aqui!
Como posso te ajudar?